top of page
Conelin - Congresso de Estudos da Linguagem
11 a 13 de julho de 2016
Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
Cornélio Procópio, Paraná, Brasil, Campus Universitário

(RE)CRIAÇÃO NO CINEMA: O PROCESSO DE TRANSMUTAÇÃO NA OBRA LITERÁRIA

Eva Cristina Francisco (IFSP)

Tania Regina Montanha Toledo Scoparo (PG UEL)

 

O presente minicurso tem como objetivo analisar e discutir o processo de transmutação de linguagens da obra literária à fílmica em O crime do padre Amaro e O Primo Basílio, do escritor Eça de Queirós. Com respaldo na Teoria do Cinema e subsídios da metodologia da Crítica Genética, o trabalho mostra a investigação relacionando a linguagem literária e a audiovisual. A leitura comparada entre esses dois meios midiáticos permite uma análise de incrível contribuição que uma arte traz à outra, graças ao processo de tradução intersemiótica que ali se insere. Considerando que uma adaptação fílmica é um exercício de análise e síntese e a fidedignidade total à obra de origem é inviável (e impossível), o minicurso apresentará considerações sobre como os aspectos técnicos da linguagem cinematográfica (sons, música, iluminação, câmera, planos, ângulos de filmagem, cor, entre outros) definem significações na narrativa fílmica (em sua dimensão visual, verbal e sonora) e auxiliam no processo de criação cinematográfica. Além disso, reflexões sobre as transmutações ocorridas do texto original para o roteiro, em seguida para a filmagem e, por fim, para o produto final serão mostradas a fim de aprofundar a investigação no que diz respeito ao objetivo dessa proposta.

 

 FUNDAMENTOS DA ANÁLISE DO DISCURSO: ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA

 Amanda dos Reis Martins (PG-UEL)

Dayane Caroline Pereira (PG-UEL)

 

A Análise do Discurso tem sua atenção voltada ao discurso e, consequentemente, ao dizível e ao não dizível. Esse aporte teórico fornece variados mecanismos que possibilitam a compreensão do funcionamento discursivo e das suas implicações sociais sob diferentes perspectivas. O presente minicurso busca explicitar as origens e as filiações teóricas da AD de orientação francesa, além de focar nos processos de significação que levam à compreensão dos sentidos e, por sua vez, à constituição dos sujeitos, inscrevendo-os como seres sociais e ideológicos no meio ao qual estão inseridos. Assim, temos como objetivo expor os conceitos de base da AD, tais como a noção de discurso e constituição do sujeito, condições de produção (CPs), interdiscurso, formação discursiva (FD), formação ideológica (FI), aspectos responsáveis pela materialização dos sentidos, bem como apresentar a noção de fórmula discursiva, conceito bastante trabalhado no cenário atual desse aporte teórico e que designa um conjunto de formulações que se cristalizam em determinado momento e espaço. Para a prática (o homem e a linguagem em situação de uso, de concretude), selecionamos enunciados proferidos em suportes midiáticos, com a finalidade de verificarmos como os conceitos trabalhados na AD são mobilizados no processo de produção/circulação/apreensão dos possíveis efeitos de sentido.

 

 PRINCÍPIOS PARA PRODUÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE MATERIAIS DIDÁTICOS

 Prof. Ma. Ana Claudia Cury Calia de Souza-Luz (UEL)

 

É notável o crescente destaque do papel do livro didático (LD) de línguas como objeto de estudo de diversas pesquisas desenvolvidas na área da Linguística Aplicada. Dentre as diversas temáticas, destaca-se a análise e avaliação de LD (AALD) nas ações de trabalho prescrito e planejado do professor como elementos fundamentais no processo de elaboração de materiais. Desse modo, sob à luz dos estudos que abordam a AALD (DONAVAN, 1998; TOMLINSON, 2003), o propósito deste minicurso é discutir princípios de produção e adaptação didático-pedagógico de materiais didáticos de Língua Inglesa. Nesse sentido, ao tratamos de questões práticas, partiremos dos pressuposto teóricos de LEFFA (2007) que toma os artefatos culturais (materiais didáticos) preparados pelo próprio professor como os de maior relevância para o processo de ensino-aprendizagem.

 

FORMAÇÃO CIDADÃ: O USO DE FÓRUNS DELIBERATIVOS EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA

Profa Me. Andressa Cristina Molinari (UEL)

 

Muitos autores sustentam a ideia da pedagogia deliberativa, entendida como a utilização de fóruns deliberativos com finalidades educacionais, sendo essa parte de uma filosofia que busca unir a esfera pública e o ensino/aprendizagem para o fortalecimento da vida cívica (MATHEWS, 2012, 2013, 2014; DOHERTY, 2012; WOOD; DeMULDER; STRIBLING, 2011). O uso desses fóruns deliberativos tem como objetivo inicial a discussão de um tema público, de modo a trazer uma possível solução para o problema discutido. Porém, ao ser recontextualizado para o contexto de sala de aula, os fóruns podem gerar oportunidade para argumentação, fazendo com que os alunos levem em conta as opiniões dos colegas e se posicionem. Portanto, a escolha do fórum deliberativo como gênero integrante de um conteúdo programático. se justifica por seu valor como vivência democrática por meio do diálogo (DOHERTY, 2012; LONGO, 2013a, 2013b; SHAFFER, 2014), uma vez que a democracia pressupõe um modo de relacionar-se baseado no respeito à diferença. Além disso, fóruns deliberativos cuja estruturação convida a contemplar diferentes pontos de vista sobre uma questão de interesse público têm sido realizados em diversos contextos ao redor do mundo como uma forma de cidadãos reclamarem para si os espaços de atuação política. 

OFICINA DE LÍNGUA INGLESA POR MEIO DE TEXTOS MUSICALIZADOS VIA PROGRAMA DE RÁDIO TRANSFORMADOS EM VÍDEO AULAS

Prof. Dr. Valdenildo dos Santos

Este minicurso objetiva presentar aspectos gramaticais e do ponto de vista da interpretação de enunciados sincréticos, letras de músicas e vídeos criados a partir de programas radiofônicos produzidos e apresentados pelo proponente com a participação de americanos da Fullbright e alunos de Letras, Língua Inglesa e por eles transformados via “movie-maker” em vídeo-aulas de Inglês por meio de Letras de Músicas do cancioneiro internacional como objetos modais geradores do estímulo e da motivação para o aprendizado de Língua Inglesa.

       Mais informações:
conelin.ccp@uenp.edu.br
bottom of page